A EQUIPA

O projeto reúne uma ampla equipa multidisciplinar das Universidades de Coimbra e NOVA de Lisboa, do Instituto Pedro Nunes, da Ordem dos Biólogos e da KEEP - Associação para a Paz, as Pessoas e o Planeta, tendo a Quaternaire Portugal como entidade promotora. Inclui ainda parceiros institucionais dos países doadores, como a única Reserva da Biosfera da Noruega, a Universidade de Bergen, com a sua cátedra UNESCO, e a Comissão Nacional da UNESCO da Islândia.

Logo QP jpeg.jpg
a_principal_1_cor.jpg
UNESCO_logo_ISblack-url.png
LOGO_Cor_horizontal.png
logo_OBIO.tif
KEEP_Logo horizontal preto-1.png
unitwin_nor_bergen_university_en.png
logo_cores.png
image003.jpg
unitwin_pt_coimbra_en-001.png
Quaternaire Portugal

Inclui na sua equipa especialistas com grande experiência institucional na UNESCO e na gestão do próprio Programa MaB da UNESCO a nível internacional, no desenho e desenvolvimento de candidaturas de Reservas da Biosfera em Portugal e internacionalmente, na elaboração de Planos de Ação de Reservas da Biosfera, na avaliação, acompanhamento e capacitação em RB, em turismo sustentável, em planeamento e gestão territorial, desenvolvimento e dinamização de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento a que se associa uma sólida experiência na coordenação de projetos multidisciplinares.

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra, através do Centro de Ecologia Funcional e da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, é uma referência internacional nos diferentes domínios da biodiversidade, incluindo os serviços de ecossistema. Tem uma grande experiência de trabalho com reservas da Biosfera e uma estreita ligação ao Comité Nacional MaB.

NOVA FCSH

A NOVA FSCH, através do HTC - História, Territórios e Comunidades - CFE, é uma referência no domínio da investigação histórica, na gestão de património cultural e no registo de memórias, nomeadamente através do programa Memória para Todos.

Instituto Pedro Nunes

O Instituto Pedro Nunes, reconhecido como uma das instituições de topo mundial na área da capacitação para o empreendedorismo, inovação e dinâmicas de desenvolvimento do tecido socioeconómico local.

Ordem dos Biólogos

Contribui com a sua estrutura e experiência das Olimpíadas Portuguesas de Biologia, garantia de uma participação alargada em todo o território nacional nas Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera.

Keep

A Keep - Associação para a Paz, as Pessoas e o Planeta assegura a extensão e mediação do conhecimento junto das comunidades locais, promovendo a aproximação entre as RB, as instituições e a sociedade na criação e partilha do conhecimento.

UNESCO Chair in Sustainable Heritage and Environmental Management - Nature and Culture da Universidade de Bergen, Noruega

Criada em 2015, a Cátedra UNESCO em Património Sustentável e Gestão Ambiental - Natureza e Cultura - da Universidade de Bergen promove uma plataforma integrada de investigação, formação, informação e documentação sobre património sustentável e gestão ambiental, com especial enfoque na primeira Reserva da Biosfera da Noruega – Nordhordland, atribuída pela UNESCO em 2019.

Nordhordland UNESCO Biosphere, Noruega

A Reserva da Biosfera de Nordhordland integra a paisagem costeira entre Bergen e Sognefjorden, cobrindo o arquipélago costeiro exterior, integrando centenas de fiordes e enseadas e terminando nas montanhas a 1300m acima do nível do mar. A região de Nordhordland é também vital para a economia norueguesa, providenciando energia hidroeléctrica e grandes quantidades de petróleo e gás que são extraídos ao largo da costa.

Comissão Nacional da UNESCO da Islândia

A Comissão Nacional da Islândia para a UNESCO, criada em 1966, tem assento no Ministério da Educação, Ciência e Cultura da Islândia. Presta aconselhamento ao Governo Islandês e sensibiliza a Islândia para a UNESCO e os seus objetivos, incluindo o fortalecimento do programa Man and Biosphere, que integra as Reservas da Biosfera.