Geres Câmara Municipal Terras de Bouro.JPG
RESERVA DA BIOSFERA TRANSFRONTEIRIÇA GERÊS/XURÉS

id

Data de criação

27 de maio de 2009
 

Área

259635,17 hectares 

Localização

Norte de Portugal, transição entre o Minho e Trás-os-Montes; Sudoeste da província Ourense na Galiza, Espanha
 

Distritos / Concelhos

Em Portugal: Braga, Viana do Castelo e Vila Real / Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro 

 

Dados demográficos (2011)

68778 habitantes
 

Outros estatutos de proteção

Parque Nacional Peneda-Gerês, Rede Natura 2000, Reserva Biogenética, IBA.  

Parque Natural da Baixa Limia – Serra do Xurés.
 

Zonamento

Núcleo: 40768,66 hectares; Tampão: 83219,43 hectares; Transição: 135647,08 hectares.

 

Website

https://www.reservabiosferageresxures.eu/gl
 

Facebook 

https://www.facebook.com/rbtgeresxures/

A Reserva da Biosfera ocupa a zona central da serra Gerês-Xurés, uma região recortada por diversos rios que com suas águas alimentam outros rios e córregos, formando uma paisagem de excecional beleza com vales profundos que cortam as montanhas.

 

A influência de características climáticas atlânticas, mediterrânicas e continentais na região permite uma diversidade de microclimas responsáveis por uma enorme diversidade de espécies e habitats. O território é abrigo de inúmeras espécies migratórias que encontram nesta diversidade refúgio e segurança.
 

Desde a pré-história o território da Reserva da Biosfera é marcado pela presença humana. Esta relação entre homem e natureza gerou técnicas agrícolas e silvo-pastoris de enorme valor ambiental, num ciclo de uso sustentado dos recursos naturais aliado ao desenvolvimento de atividades humanas.

 

Há muitos vestígios do megalítico, celtas, romanos e medievais nas suas paisagens, agregando grande valor cultural ao território para além das belezas naturais.

 

Construções como o Mosteiro das Júnias, os castelos medievais de Lindoso, Castro Laboreiro e Montalegre são registados, catalogados e inventariados desde 1979, demonstrando o cuidado e apreço das comunidades locais pelo seu património cultural.