Flores Vale da Faj∆zinha.jpeg
RESERVA DA BIOSFERA DA ILHA DAS FLORES

id

Data de criação

2009


Área

57644,10 hectares
 

Localização

Ilha das Flores, Região Autónoma dos Açores
 

Concelhos (Freguesias)

Lajes das Flores (Lajes das Flores, Lomba, Fazenda, Lajedo, Mosteiro, Fajãzinha e Fajã Grande) e Santa Cruz das Flores (Santa Cruz das Flores, Caveira; Cedros e Ponta Delgada) 

 

Dados demográficos (2011)

3793 habitantes
 

Outros estatutos de proteção

Parque Natural da ilha das Flores, Rede Natura 2000, Sítio Ramsar, IBA, Geoparque.
 

Zonamento
Núcleo: 1612,80 hectares; Tampão: 7172,55 hectares; Transição: 48858,75 hectares.

Website

http://siaram.azores.gov.pt/reservas-biosfera/ilha-flores/_intro.html 

A Reserva da Biosfera da Ilha das Flores abarca todo o território, e área marinha envolvente, da ilha que marca o ponto mais ocidental do continente europeu.

 

As singularidades não se limitam à sua posição geográfica, observando-se nos elevados valores ambientais e culturais únicos a nível regional, nacional e internacional.

 

A paisagem de diferentes tonalidades de verde, resultantes da elevada humidade dos habitats, é caracterizada por uma extensa área de turfeira, caldeiras, crateras vulcânicas, que deram lugar a lagoas, e ribeiras.

 

O litoral é caracterizado pelo interessante conjunto da Fajãzinha e Fajã Grande: planícies costeiras que resultaram de desabamentos de terras e derrames lávicos. A Ribeira Grande é a mais icónica das quedas de água com uma queda de 300 metros. Esta riqueza ambiental alberga uma elevada diversidade de habitats e espécies, incluindo endemismos.
 

A história e identidade dos florentinos é marcada pela sua relação com o mar e a terra, expressas no património material e imaterial: pequenas casas centenárias de pedra vulcânica e construções de apoio ao trabalho, como sequeiro de milho ou os palheiros, nas igrejas, múltiplas festividades (Festa do Emigrante, São João ou Festa do Espírito Santo), gastronomia ou artesanato, com destaque para os vimes, rendas, bordados, panos de lã e linho e os ‘retalhos loucos’ (ou patchwork).

Ribeira de Ferreiro
Ribeira das Casas
Zona de turfeira arborizada
Vale da Fajãzinha