Porto Santo PM 3_edited.jpg
RESERVA DA BIOSFERA DA ILHA DO PORTO SANTO

id

Data de criação

2020
 

Área

22859,80 hectares
 

Localização

Ilha do Porto Santo (Região Autónoma da Madeira)
 

Concelhos (Freguesias)

Porto Santo (Porto Santo) 
 

Dados demográficos (2011)

5483 habitantes
 

Outros estatutos de proteção

Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo, Rede Natura 2000, IBA, Geossítios.
 

Zonamento

Núcleo: 2143,97 hectares; Tampão: 9655,25 hectares; Transição: 11060,58 hectares.
 

Website

https://portosantobiosfera.madeira.gov.pt
 

Facebook

https://www.facebook.com/Porto-Santo-Reserva-da-Biosfera-Unesco-1923607707697826/

A Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo inclui toda a superfície da ilha.

 

O património natural da reserva, para além das praias e sistema dunar, alberga uma diversidade de ecossistemas e espécies, muitas delas endémicas, destacando-se ainda um importante património geológico. 

A beleza da ilha não termina nos elementos naturais. As ruas ladrilhadas com a belíssima calçada madeirense, feita de seixos pretos e brancos, basalto e calcário recifal, dão-nos a conhecer um vasto património material e imaterial.

O Porto Santo é também a ilha das habitações típicas (e.g., nas casas de salão), dos antigos espaços de trabalho (e.g., nos fornos de cal e moinhos), dos fortes e vigias. A sua paisagem insular é igualmente caracterizada por um vasto património religioso, que inclui a Igreja Matriz e diversas capelas. A par com estes bens, observa-se a existência de um vasto património imaterial, que nos dá a conhecer as práticas e saberes das suas gentes. Destaque-se, assim, o artesanato (e.g., a cestaria e construção brinquedos de madeira), as múltiplas festas e festividades ou os saberes locais sobre as plantas. Estas, ainda, hoje, utilizadas para fins gastronómicos, medicinais, de embelezamento do corpo e rituais.