OLIMPÍADAS NACIONAIS DAS RESERVAS DA BIOSFERA

No âmbito do protejo “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes”, a Ordem dos Biólogos está a promover a atividade Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera (ONRB) cujo objetivo essencial é a promoção do conhecimento e a divulgação deste património ímpar do nosso território.

 

Todas as Escolas Nacionais poderão participar nestas Olimpíadas que decorrerão em duas modalidades:

  • Escalão I para os alunos do 8º ano

  • Escalão II para os alunos do secundário (10º ao 12º anos)

 

A participação é obrigatoriamente POR EQUIPAS constituídas por 2 a 4 alunos. No escalão I podem estar envolvidos alunos de turmas diferentes, no escalão II as equipas podem ser constituídas por alunos de diferentes anos de escolaridade e de diferentes áreas do saber.

INSCRIÇÕES

DATA LIMITE DAS INSCRIÇÕES DAS ESCOLAS

  • Escalão I (8º ano): até 29 de janeiro de 2022

  • Escalão II (10º ao 12ºanos): até 15 de janeiro de 2022
     

As escolas interessadas em participar deverão selecionar, pelo menos, um(a) professor(a), que ficará responsável pela inscrição da sua escola nas Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera. A organização entrará em contacto com o Professor e após confirmação dos dados a escola fica registada e o professor incumbido de organizar as Olimpíadas localmente (Professor Responsável, PR). 
 
A simples submissão do formulário de inscrição, por parte do PR, NÃO garante a inscrição da Escola. Só após confirmação por parte da Organização ficará a inscrição formalizada, passando a escola a constar na lista das Escolas Inscritas e identificada com o respetivo número de Identificação da Escola (ID).

DATA DAS PROVAS

Escalão I (8ºano)
  • 1ª eliminatória (componente única): até 13 de março
  • 2ª eliminatória: 29 e 30 de abril
Escalão II (10º ao 12º anos)
  • 1ª eliminatória - Componente A: 16 de fevereiro
  • 1ª eliminatória - Componente B: até 13 de março
  • 2ª eliminatória: 29 e 30 de abril
     

SELEÇÃO E PRÉMIOS

Serão selecionadas 10 equipas da primeira eliminatória de cada Escalão, de acordo com as melhores classificações obtidas a nível nacional, para a 2ª eliminatória (eliminatória final). 

 

A equipa vencedora de cada Escalão será premiada com uma estadia de 3 dias numa das Reservas da Biosfera Portuguesas. Também serão atribuídos prémios às equipas classificadas entre os 2º e 4º lugares, os quais serão divulgados oportunamente.
 
Para mais informação consulte o regulamento.

 

Contacto: olimpiadas.reservasbiosfera@ordembiologos.pt