Buscar

Comunidade da RBT Meseta Ibérica reunida em atividades participativas

No âmbito do Projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes, a Universidade de Coimbra dinamizou mais um workshop participativo e um dia aberto, desta vez na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.


Nos dois dias que reuniram quase 40 pessoas, todos tiveram a oportunidade de contribuir e de descobrir mais sobre este território classificado pela UNESCO, identificando os serviços-chave dos ecossistemas, e quais as estratégias e soluções necessárias para um desenvolvimento sustentável da região. Das Câmaras Municipais de Bragança, Mirandela e Vinhais, ao agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros, a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana e a Associação Empresarial do Distrito de Bragança, entre tantas outras entidades que se fizeram representar no workshop participativo de dia 29 de março, este foi um momento para impulsionar o trabalho colaborativo e perceber as especificidades e valores locais, e a sua relação com as pessoas.


As atividades de dia 29 e 30 de março decorreram no Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark e na sede do ZASNET AECT.



Valorizando as Reservas da Biosfera nacionais e promovendo sinergias com a população local, este ciclo de atividades acontecerá em todas as reservas da Biosfera portuguesas durante os próximos meses e pretende aprofundar o conhecimento e salvaguardar o compromisso das Reservas da Biosfera com o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade.


Acompanhem e participem.