Buscar

COP-15: Países debatem plano estratégico para a biodiversidade

A Conferência da ONU sobre a Biodiversidade (COP-15) concluiu a primeira etapa de negociações esta sexta-feira, 15 de outubro, na China. Os representantes das partes signatárias da Convenção sobre a Biodiversidade reuniram-se online para alcançar um acordo-quadro que estabeleça as diretrizes de um plano mual para a salvaguarda da natureza.


Com o objetivo de definir um programa estratégico que promova a transformação da relação da sociedade com a biodiversidade e que estabeleça metas concretas para a preservação dos ecossistemas até 2030, a COP-15 procura um acordo sobre o enquadramento pós-2020 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). A CDB - enquanto compromisso para a conservação da biodiversidade, a sua utilização sustentável e a partilha justa e equitativa dos benefícios promovidos pela natureza - pretende garantir, até 2050, a concretização de um ideal de vida em harmonia com a natureza, de forma a proteger cerca de 1 milhão de espécies animais e vegetais em vias de extinção.


A segunda parte da COP-15, que decorrerá entre 25 de abril e 9 de maio de 2022, estabelecerá decisões globais a implementar nos próximos 9 anos.

A proteção dos ecossistemas e preservação da biodiversidade é um dos elementos identitários da Rede Mundial das Reservas da Biosfera da UNESCO MaB.