Santana Dos_ceus_a_terra-Achada_da_Cruz-AGRICULTURA_Carlos Rodrigues_edited.jpg
RESERVA DA BIOSFERA DE SANTANA, MADEIRA

id

Data de criação

2011
 

Área

14889,86 hectares

Localização

Município de Santana (Ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira)
 

Concelhos (Freguesias)

Santana (Arco de São Jorge, Faial, Santana, São Jorge, São Roque do Faial e Ilha)
 

Dados demográficos( 2011)

7719 habitantes
 

Outros estatutos de proteção
Parque Natural da Madeira, Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio, Rede Natura 2000, Reserva Biogenética, IBA, Geossítios, Património Natural Mundial da UNESCO.

Zonamento 
Núcleo: 5883,66 hectares; Tampão: 707,62 hectares; Transição: 8298,58 hectares.

Website

https://santanamadeirabiosfera.pt
 

Facebook

https://pt-br.facebook.com/pg/santana.madeira.biosfera/community/

A Reserva da Biosfera integra a totalidade da área do município de Santana e zona marinha associada. Alberga uma elevada diversidade de fauna e flora terrestre, costeira e marinha com elevado grau de endemismo.

 

Destaca-se a presença de parte da Floresta da Laurissilva, classificada como Património Mundial Natural da UNESCO, uma relíquia da vegetação que precede o povoamento da Ilha. Há que realçar, ainda, os percursos pelas veredas e levadas, as praias de calhau rolado e a beleza paisagística. 
 

A elevada importância e preocupação com o património natural estende-se ao domínio cultural. Santana é um município caracterizado por elevado número de produtores de agricultura biológica, o que se traduz na qualidade dos seus produtos locais e rica gastronomia.

 

Relativamente ao património edificado há que referir as diferentes edificações de interesse cultural: Igreja Matriz de São Jorge, a Capela da Pena ou o Fontanário de Santa Ana. A este património juntam-se as casas típicas rurais de colmo, que integram o Parque Temático da Madeira, dando a conhecer simultaneamente os artesãos e o diversificado artesanato produzido no município (as casinhas típicas em miniatura, bordados, os barretes de orelhas, a cestaria de vime, os tecidos e trajes tradicionais, entre outros). 

Amanhecer no Ruivo
Tentilhão
Colmatação
Ave adulta de Freira-da-Madeira (Pterodroma madeira)
Dos céus, a terra.
Momentos antes de o pão ir ao forno a lenha