Res
RESERVAS DA BIOSAFERA DA UNESCO

Territórios comprometidos com a valorização e a conservação dos ecossistemas

As Reservas da Biosfera são territórios comprometidos com a sustentabilidade, valorizam a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico, e atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização.


Representam um modelo singular e relevante no panorama global das estratégias de proteção, gestão e utilização dos recursos naturais e da biodiversidade.


A conservação dos valores naturais é hoje indissociável da presença humana e do desenvolvimento sustentável e prosperidade económica das populações, princípios que presidem à classificação e reconhecimento destas reservas.


VISITAR WEBSITE DA UNESCO
RESERVAS DA BIOSFERA
748
No mundo
HOTSPOTS DE BIODIVERSIDADE
337 - 45%
Reservas situadas em hotspots
ÁREAS PROTEGIDAS E CLASSIFICADAS
1272
Identificadas nas Reservas
AS RESERVAS DA BIOSFERA NO MUNDO

Preservar as Reservas da Biosfera é preservar 3% da superfície terrestre

As 748 Reservas da Biosfera da UNESCO correspondem a cerca de 3,5% da superfície terrestre. Explore-as aqui uma a uma.


Para visualizar este conteúdo,
rode o seu telemóvel na horizontal.

Reservas da Biosfera da UNESCO

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera é composta por 749 Reservas existentes em 134 países, incluindo 23 transfronteiriças (Junho de 2023). As Reservas da Biosfera da UNESCO correspondem a 15,8 milhões de hectares ou seja cerca de 3,5% da superfície terrestre.

ES Painel de Dados

Rede de Reservas da CPLP

A Rede de Reservas da Biosfera CPLP constitui um espaço privilegiado de cooperação e afirmação da lusofonia, num setor determinante como o é o desenvolvimento assente na conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Integra 24 Reserva: 7 Reservas do Brasil, 2 de Cabo Verde, 1 da Guiné-Bissau, 1 de Moçambique, 12 de Portugal e 1 de São Tomé e Príncipe.

CPLP

Reservas da Biosfera de Portugal

A Rede de Reservas da Biosfera de Portugal, organiza-se sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO de Portugal. Integra as 12 Reservas da Biosfera, Paúl do Boquilobo, Berlengas, Castro Verde, três transfronteiriças (Gerês/Xurés, Meseta Ibérica e Tejo/Tajo), quatro na Região Autónoma dos Açores (Corvo, Graciosa, Flores, Fajãs de São Jorge), duas na Região Autónoma da Madeira (Santana e Porto Santo).

ES Reservas da Biosfera de Portugal

Para visualizar este conteúdo,
rode o seu telemóvel na horizontal.

Painel de Dados
PAINEL DE DADOS

Saiba qual o impacto das Reservas da Biosfera na sustentabilidade do Planeta

Conheça a configuração dos seus territórios, as pessoas que aí vivem e compõem as suas comunidades, a relevância dos seus patrimónios natural e cultural, a sua atividade económica. Veja como as Reservas contribuem para o bem-estar das Pessoas e do Planeta.


ES Painel de Dados
Cookie Consent with Real Cookie Banner