As Reservas da Biosfera da UNESCO visam a conservação da natureza e do património histórico-cultural, a promoção do desenvolvimento económico, apoiam a educação e a investigação científica e decorrem da vontade expressa das suas populações
O modelo conceptual das RB será cada vez mais importante no quadro global das iniciativas de conservação, gestão e utilização sustentável do património natural, em particular pelo que revela da simbiose possível e desejável entre as melhores práticas de conservação dos valores naturais, a prosperidade económica e o bem-estar das comunidades, objetivos que subjazem à classificação e reconhecimento das Reservas da Biosfera em todo o mundo.
A distinção pela qualidade que estes territórios sinalizam, torna-os um ativo socioeconómico e ambiental fundamental quando se projeta um futuro sustentável, contemplando a incorporação de soluções de base natural para a mitigação e adaptação face aos riscos (e.g. alterações climáticas).
Este projeto visa promover a relevância e a visibilidade que o estatuto de Reservas da Biosfera justifica junto das entidades locais, regionais ou nacionais, e da própria sociedade, como instrumentos privilegiados de valorização e desenvolvimento dos territórios. Compreende ainda o fomento de dinâmicas colaborativas, em rede, entre as Reservas da Biosfera nacionais e as redes internacionais, com destaque para a IberoMAB, EuroMAB e AfriMAB.
O painel de dados dá-nos um olhar único sobre os territórios das Reservas da Biosfera e constitui uma visualização onde sustentabilidade, história, património, conhecimento e descoberta se encontram, proporcionando uma interpretação enriquecedora das Reservas da Biosfera de Portugal.