RBBerlengas_Cultural_Forte_São_João_Baptista_edited.jpg
RESERVA DA BIOSFERA DA DAS BERLENGAS

id

Data de criação

30 de junho de 2011

 

Área 

18708,60 hectares 

Localização

Arquipélago das Berlengas (Berlenga Grande, Estela e Farilhões-Forcado) a cerca de 5,7 milhas do município de Peniche no continente português e vila de Peniche

 

Distritos / Concelhos (Freguesias)

Leiria / Peniche (Peniche)

 

Dados demográficos (2011)

Não há população residente fixa no Arquipélago das Berlengas, apenas o funcionário responsável pelo farol. Peniche tem 14749 habitantes.

 

Outros estatutos de proteção

Reserva Natural das Berlengas, Rede Natura 2000, IBA.

 

Zonamento

Núcleo: 18,83 hectares; Tampão: 859,06 hectares; Transição: 17830,71 hectares.

 

Website

Não possui um site específico, informações no site do munícipio de Peniche.

https://www.cm-peniche.pt/visitar/ilha-da-berlenga/reserva-da-biosfera-das-berlengas-unesco

 

Facebook

https://www.facebook.com/biosfera.berlengas/

O arquipélago das Berlengas tem características geológicas únicas, formado por complexo de rochas graníticas e metamórficas com um relevo escarpado onde são comuns a formação de grutas e fendas terrestres e submarinas.

 

Possui um conjunto de recifes costeiros em zona de clima temperado com enorme diversidade de espécies e habitats marinhos e uma paisagem única. Diversos naufrágios nas suas águas atraem mergulhadores para explorar esse património submerso.

 

O território da Reserva da Biosfera das Berlengas regista presença humana há mais de 2 500 anos, mesmo não sendo habitado de forma permanente na atualidade possui entre as suas paisagens construções humanas importantes, como o cais, o bairro dos pescadores, onde escavações demonstram a presença islâmica e cristã em tempos passados. Destaca-se, entre as edificações, o Forte de São João Baptista, imponente fortaleza construída para defender o território português de piratas e invasores.

Mergulho.
Surf.
Forte de São João Baptista.
Pesca.
Renda de Bilros.