A História das Reservas da Biosfera de Portugal caracteriza a criação do Programa MaB, a história da Comissão Nacional MaB e a história de cada uma das Reservas da Biosfera de Portugal.
O Atlas das Reservas da Biosfera de Portugal apresenta uma visualização onde natureza, sustentabilidade, história, património, conhecimento e descoberta se encontram, proporcionando uma interpretação enriquecedora das Reservas da Biosfera de Portugal. A partir de textos introdutórios e de contextualização, apresenta-se informação organizada em mapas, tabelas e gráficos permitindo conhecer a configuração física e administrativa dos territórios, caracterizar as populações residentes e que compõem as comunidades e a sua evolução ao longo do tempo, a relevância dos patrimónios natural e cultural, a atividade económica, os riscos ou os serviços de ecossistemas associados ao conjunto das 12 Reservas da Biosfera de Portugal e a cada uma delas individualmente.
Autores: Maria Fernanda Rollo / Maria João Martins
Ano de publicação: 2023
A partir daí, é possível contribuir para uma perceção do significado e do impacto da condição de Reserva da Biosfera, compreendendo em que medida representam e contribuem para o bem-estar das pessoas e a qualidade da natureza nesses territórios. Dito de outra forma, pretende-se, através da informação disponibilizada neste Atlas, contribuir para uma avaliação mais detalhada do papel e do impacto das Reservas da Biosfera de Portugal para a sustentabilidade.
O Atlas das Reservas da Biosfera de Portugal é composto por três partes.
A primeira apresenta o Programa o Homem e a Biosfera (MaB) da UNESCO, descrevendo brevemente a sua história, contextualizando e expondo o conceito de reserva da biosfera e a criação da Rede Mundial de Reservas da Biosfera e, pela relevância que tem para Portugal, caracterizando também a Rede de Reservas da CPLP. Segue-se um conjunto de mapas e tabelas que ilustram a composição da Rede Mundial de Reservas de Biosfera e as Reservas da Biosfera por região, indicando a sua localização, áreas e população associadas. Apresenta-se ainda um mapa salientando a correspondência entre as Reservas da Biosfera e os santuários de biodiversidade identificados pela Conservation International.
A segunda é dedicada à Rede de Reservas de Biosfera de Portugal, começando com um texto que descreve de forma breve e geral a sua constituição e evolução. Identificam-se e apresentam-se, em mapas e tabelas, a sua localização e a sua contextualização no âmbito da realidade UNESCO. Esta parte subdivide-se então em diversas categorias de observação e análise, convocando diversos indicadores ou sub-categorias, que proporcionam uma leitura de conjunto e a comparação entre as 12 Reservas: Territórios e comunidades, População, Áreas classificadas, Património natural, Património cultural, Atividade económica e social, Turismo, Ciência, tecnologia e inovação, Bem-estar e qualidade de vida, Riscos e Serviços de ecossistemas.
A terceira parte concentra-se em cada uma das 12 Reservas de Biosfera de Portugal, incluindo um texto introdutório de caracterização de cada Reserva e apresentando uma sequência de mapas, gráficos e tabelas que desenvolvem as categorias acima referidas. O processo de criação da informação base para a elaboração deste Atlas e do painel de dados estatísticos disponibilizado através do portal das Reservas da Biosfera de Portugal envolveu uma metodologia específica e meticulosa, garantindo precisão e confiabilidade.
Maria Fernanda Rollo
Maria João Martins
2023
NOVA FCSH Lisboa, 2023
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt
ISBN: 978-972-9347-58-0
DOI: https://doi.org/10.34619/ofhk-8yix
A História das Reservas da Biosfera de Portugal caracteriza a criação do Programa MaB, a história da Comissão Nacional MaB e a história de cada uma das Reservas da Biosfera de Portugal.