Transdisciplinary and anticipatory dialogue for climate resilience. Envisioning actionable societal change
Creta, com o seu notável património de duas Reservas da Biosfera da UNESCO (Samaria Gorge/Lefka Ori e as montanhas Asterúsia) e dois Geoparques Mundiais da UNESCO (em Sitia e no Monte Psiloritis), afirma-se como um território emblemático para enfrentar os desafios urgentes do nosso tempo. Estes locais extraordinários materializam o conceito de laboratórios vivos, onde a atividade humana e a responsabilidade ecológica se entrelaçam, oferecendo simultaneamente um terreno fértil para repensar transformações concretas e um espaço orientado para o futuro, que permite antecipar e enfrentar os desafios em constante evolução das alterações climáticas e da transformação social.
A conferência “Transdisciplinary and anticipatory dialogue for climate resilience. Envisioning actionable societal change” convida os participantes a envolverem-se em diálogos transdisciplinares e antecipatórios, inspirados pelas características únicas das Reservas da Biosfera e dos Geoparques de Creta e pela sua missão enquanto locais de inovação, sustentabilidade e envolvimento comunitário.
A conferência procura responder aos desafios globais das alterações climáticas, da perda de biodiversidade e da desigualdade social através de abordagens integrativas que combinam o melhor da ciência, das humanidades e das artes. Ao explorar o potencial antecipatório destas áreas do saber, pretende-se promover diálogos que cruzem disciplinas e visões do mundo, convergindo em soluções concretas para o presente e numa reflexão coletiva sobre os futuros que desejamos construir.
A conferência terá lugar em Chania, Creta, nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, e é uma iniciativa da Ação COST SHiFT. A chamada para contribuições está aberta até 10 de maio.