top of page
festival RB_opção3_edited.jpg

É o primeiro Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, a acontecer entre os dias 21 de abril e 7 de maio de 2023. Serão as Reservas da Biosfera das Berlengas, de Santana e da Graciosa a receber os eventos centrais da 1.ª edição do Festival, a par com outras atividades a acontecer em simultâneo nas restantes Reservas aderentes.
 

Queremos convidar todas as pessoas a conhecer as Reservas da Biosfera portuguesas a partir de um olhar único e improvável, celebrando cruzamentos criativos entre diferentes expressões artísticas e manifestações identitárias das comunidades – tradicionais e contemporâneas –, em eventos e atividades organizadas em rede nacional, assumindo a importância da valorização destes territórios, verdadeiros laboratórios vivos de sustentabilidade.

Paul do Boquilobo
Ilha do Corvo
Ilha das Flores
Ilha Graciosa
Ilha do Porto Santo
Fajãs de S. Jorge
Santana, Madeira
Castro Verde
Berlengas
Gerês/Xurés
Tejo/Tajo
Meseta Ibérica

Juntos celebramos as 12 Reservas da Biosfera portuguesas

Pretende-se através das atividades a realizar no âmbito do Festival:

  • Reforçar o conhecimento público das 12 Reservas da Biosfera portuguesas e estimular a relação fundamental com as suas comunidades; 

  • Ser um espaço dinamizador de cooperação entre as Reservas e os seus agentes;

  • Gerar oportunidades de cooperação internacional com outras Reservas da Biosfera e com o Programa Man & Biosphere UNESCO.

ONDE?

Em 2023, as Reservas da Biosfera das Berlengas, de Santana e da Graciosa vão receber os eventos centrais do Festival.
 

As restantes Reservas participam através da realização de “eventos espelho” promovidos localmente, envolvendo instituições e população residente nesses territórios. A cada edição, o Festival contará com eventos principais em três Reservas da Biosfera portuguesas: do Continente, da Madeira e dos Açores. 

QUANDO?

O Festival das Reservas da Biosfera de Portugal inicia-se a 21 de abril, com programação de abertura nas Reservas da Biosfera de Santana e da Graciosa.

 

Conclui-se a 7 de maio, com a Reserva da Biosfera das Berlengas como epicentro das atividades de encerramento. 

Programação

PROGRAMAÇÃO

Mais de uma centena de atividades que lhe permitem conhecer de perto a singularidade do património natural e cultural destes territórios, bem como as características e tradições das suas comunidades resilientes. 

Conhecimento

Organização de conferências e realização de workshops.

Biofest

Programação local, valorizando o património natural e cultural, e práticas artísticas e ofícios tradicionais locais, entre outras. 

Memórias

Valorização das memórias das comunidades, enquanto património intangível das Reservas da Biosfera. 

Residências Artísticas

Projetos nas Reservas da Biosfera com artistas convidados, de diferentes disciplinas.

Laboratórios d'Arte, Cultura e Biosfera

Desenvolvimento e apresentação de projetos de experimentação, em diferentes domínios artísticos e científicos, realizados nas e pelas escolas das Reservas da Biosfera.

A QUEM SE DIRIGE?

Um Festival para ser vivido e experienciado por todos, pensado para receber as comunidades locais; a comunidade escolar (dos diferentes níveis de ensino) incluindo outros territórios que não aqueles que são abrangidos pelas Reservas; visitantes e turistas das Reservas da Biosfera, nacionais e estrangeiros; a comunidade artística e científica envolvida em projetos ligados à Biosfera e à Sustentabilidade.

Acompanhe-nos ao longo dos dias de Festival nas redes sociais do Projeto.
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

ORGANIZAÇÃO

O Festival das Reservas da Biosfera de Portugal é uma atividade do projeto “Reservas da Biosfera, territórios sustentáveis, comunidades resilientes”, coordenada pela Quaternaire Portugal.


A organização do Festival assenta numa lógica de cooperação e de trabalho colaborativo. Neste sentido, privilegiou-se o envolvimento das 12 Reservas da Biosfera portuguesas e do Comité Nacional do Programa Man & Biosphere, bem como a participação dos diversos agentes de natureza cultural, artística, científica, educativa e económica, presentes nos territórios das Reservas da Biosfera portuguesas, convocando-os a contribuir e a participar no evento, numa lógica de rede.
 

Para além do envolvimento de um leque muito alargado de parceiros locais e regionais, o Festival das Reservas da Biosfera de Portugal conta ainda com o patrocínio institucional do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e do Plano Nacional das Artes. 

bottom of page