meseta_edited.jpg
RESERVA DA BIOSFERA TRANSFRONTEIRIÇA MESETA IBÉRICA

id

Data de criação

09 de junho de 2015
 

Área

1,13 milhões de hectares 

Localização

Trás-os-Montes (Terra Fria e Terra Quente) e Províncias de Zamora e Salamanca
 

Distritos / Concelhos

12 municípios em Portugal e 75 em Espanha. Em Portugal: Bragança e Guarda / Alfandega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Figueira do Castelo Rodrigo, Freixo da Espada à Cinta, Macedo dos Cavalheiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Dados demográficos (2011)

170215 habitantes
 

Outros estatutos de proteção

Parques Naturais de Montesinho, do Douro Internacional, Lago da Sanabria e Arribes del Duero, Parque Natural Regional do Vale do Tua, Área Protegida Privada Faia Brava, Paisagem Protegida Albufeira do Azibo, Rede Natura 2000, IBA, Geoparque.

 

Zonamento

Núcleo: 106491,31 hectares; Tampão: 413231,28 hectares; Transição: 614641,08 hectares.

 

Website

https://www.biosfera-mesetaiberica.com/
 

Facebook

https://www.facebook.com/reservabiosferatransfronteiricamesetaiberica/ 

A Meseta Ibérica é a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa, abrangendo 89 municípios, sendo 12 portugueses e 75 espanhóis.

 

Os municípios portugueses estão localizados em Bragança (excetuando apenas Torre de Moncorvo) e Guarda (apenas o município de Figueira de Castelo Rodrigo), 58% de sua área encontra-se em território português.

 

Na região de Trás-os-Montes a reserva integra parques naturais e áreas classificadas da Rede Natura, que enquadram paisagens formadas por montanhas, mesetas, planaltos, albufeiras, matas, lagos, rios, unindo património natural e cultural. 
 

A presença humana milenar nestes territórios torna a reserva uma área repleta de história e vasto património. Possui 28 bens de interesse cultural, sendo 15 identificados em território português. 
 

A atividade turística apresenta grande potencial, com destaque para o património natural e cultural e particularidades locais, como as maiores populações de lobos da Europa. Foi criada uma marca comunitária coletiva associada à reserva que identifica o conjunto dos produtos e serviços. 

Paisagem outonal
Castelo e Domus de Bragança
Logo ibérico
Caretos Mascaradas de Inverno
Douro Internacional
Apicultura