Reservas da Biosfera

10 anos depois, Santana e Berlengas revalidam a sua classificação de Reservas da Biosfera

Reservas da Biosfera 15 de Junho, 2022

10 anos depois da designação destas duas Reservas da Biosfera, Santana (Madeira) e Berlengas voltam a consolidar o seu papel na biodiversidade e desenvolvimento sustentável na rede nacional e mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Programa MaB


 


A avaliação e a revalidação das Reservas da Biosfera é uma exigência do Programa MaB, que garante que o rigor e a autenticidade desta classificação resistem à passagem do tempo. Analisadas as Reservas da Biosfera de Santana e Berlengas, ficaram comprovadas que as suas dinâmicas de atividade humana e desenvolvimento socioeconómico interagem de forma sustentável com a conservação e a valorização do património natural e cultural, com a inovação, a investigação e a sensibilização ambiental.


Após o parecer positivo do Comité Nacional MaB aos Relatórios de Revisão Periódica destas duas Reservas, o Conselho de Coordenação Internacional (CCI) assegurou a sua continuidade.


______________________________________________________________________________


Porquê?


Nos últimos 10 anos da Reserva da Biosfera das Berlengas, a atividade económica mudou substancialmente, com um aumento e rejuvenescimento dos diversos atores envolvidos, nomeadamente na atividade de Turismo de Natureza, nos serviços de restauração e alojamento, na pesca artesanal e na apanha de marisco.


Na Reserva da Biosfera de Santana (Madeira), regista-se um crescente interesse pelas questões ambientais, em particular pela conservação da natureza e biodiversidade, resultante de uma maior divulgação, intensificação das atividades de educação ambiental por parte das escolas e de uma maior disponibilização de conhecimento científico. Constata-se uma maior proximidade e interesse por parte do sector socioeconómico em relação às questões ambientais, designadamente no turismo e na agricultura.


______________________________________________________________________________


A 34.ª sessão do Conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB, a decorrer na sede da UNESCO, em Paris, até dia 17 de junho, é um momento de importante reflexão sobre as atividades e projetos desenvolvidos nas Reservas da Biosfera, mas também para programar e fixar objetivos para a próxima década.


Em Portugal, continuamos, assim, com 12 territórios designados como Reserva da Biosfera da UNESCO: 6 no continente (Boquilobo, Geres-Xurês, Tejo internacional, Meseta Ibérica, Castro Verde e Berlengas), 4 no arquipélago dos Açores (Corvo, Graciosa, Flores e Fajãs de São Jorge) e 2 no arquipélago da Madeira (Santana e Ilha de Porto Santo).


Todas elas são excelentes embaixadoras de Portugal numa Rede Mundial que conta com 727 Reservas da Biosfera espalhadas por 131 países, com a visibilidade e a qualidade que a marca UNESCO impõe.


themes

Notícias

Ver mais
26 de Setembro, 2023
Seminário final: veja aqui o programa definitivo

Reservas da Biosfera Seminário Final
25 de Setembro, 2023
Temos vencedor! Concurso Reels Instagram 2023

Reservas da Biosfera de Portugal
17 de Agosto, 2023
Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, vai abrir Seminário Final

Reservas da Biosfera Seminário Final
10 de Agosto, 2023
UNESCO reconhece mais 11 Reservas da Biosfera. Já são 748.

RB da Ilha das Flores
Cookie Consent with Real Cookie Banner