África em destaque no Dia Internacional das Reservas da Biosfera 2024
O projeto Reservas da Biosfera de Portugal associa-se a esta iniciativa, sublinhando a relação privilegiada com as Reservas da Biosfera Africanas no âmbito da Rede CPLP, que foi aprovada em julho como rede temática do Programa Homem e a Biosfera.
A Rede CPLP é atualmente composta por 24 Reservas da Biosfera da UNESCO espalhadas pelo Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, totalizando cerca de 196 milhões de hectares e influenciando 104.500.000 pessoas que vivem nestes territórios.
Conforme sugestão da Comissão Nacional, destacamos o projeto “Ser Principense: a arte, a cultura e o património, no Passado, Presente e Futuro”, desenvolvido em 2022, que privilegiou a recolha de memórias e perceções dos que vivem na Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe. O projeto procurou identificar e caracterizar o património cultural e natural do Príncipe, observando, numa perspetiva histórica, o passado e o presente, promovendo a valorização do seu conhecimento e a sua preservação para o futuro. Os resultados podem ser consultados no portal do Memória para Todos.
Entrevista a Pedro Pernambuco no âmbito do projeto Ser Principense (2022). Memória para Todos
Saiba mais sobre a Rede das Reservas da Biosfera da CPLP aqui.