Reservas da Biosfera

Arrábida, Quiçama, Bioko e São Tomé reconhecidos como Reservas da Biosfera da UNESCO

Reservas da Biosfera 27 de Setembro, 2025

O reconhecimento representa mais um passo na consolidação da Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO na CPLP

Arrábida (Portugal), Quiçama (Angola), Ilha de Bioko (Guiné Equatorial) e Ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe) viram aprovadas as suas candidaturas e os seus territórios foram reconhecidos como Reservas da Biosfera da UNESCO.


Com esta decisão, Portugal passa a contar com 13 Reservas da Biosfera e São Tomé e Príncipe torna-se o primeiro país do mundo a ver todo o seu território reconhecido como Reserva da Biosfera. A aprovação da Reserva da Biosfera de Quiçama marca a criação da primeira Reserva da Biosfera em Angola, o mesmo sucedendo com a Ilha do Bioko, na Guiné Equatorial, assinalando a entrada destes países na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO e na Rede CPLP MaB, a Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


A decisão foi tomada durante a 37.ª sessão do Conselho Internacional de Coordenação, principal órgão de administração do Programa «Man and the Biosphere» (MaB) da UNESCO, reunido desde ontem, 26 de setembro, em Hangzhou, na China, na sequência do 5.º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera.


 



 





 


Fica assim reforçada a Rede de Reservas da Biosfera da CPLP, ampliando o compromisso com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento económico e social nos territórios de língua portuguesa.


Foram ainda aprovadas outras 22 Reservas da Biosfera. A Rede Mundial de Reservas da Biosfera passa agora a integrar 785 locais em 142 países, protegendo 5% do Planeta.


Os dados disponíveis no Portal das Reservas da Biosfera serão brevemente atualizados.


 


Conheça as novas Reservas da Biosfera
themes
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner