Candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da UNESCO
No próximo dia 27 de setembro será conhecido o resultado da candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera, submetida ao Secretariado do Programa MaB da UNESCO em Paris, em setembro de 2024, pelos três municípios que compõem o Território Arrábida – Palmela, Sesimbra e Setúbal, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e sob coordenação da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).
O processo de preparação da candidatura iniciou-se no final de 2016, com a assinatura do protocolo entre a Associação de Municípios da Região de Setúbal e as entidades proponentes desta candidatura – Câmara Municipal de Palmela, Câmara Municipal de Sesimbra, Câmara Municipal de Setúbal e ICNF.
O seu desenvolvimento só foi possível com o empenho e dedicação de toda a comunidade. A candidatura propõe o reconhecimento e o aprofundamento do Território Arrábida como laboratório vivo de sustentabilidade, pelo desenvolvimento harmonioso entre as atividades económicas, sociais e culturais e a salvaguarda, conservação e recuperação de ecossistemas, dentro do riquíssimo bioma mediterrânico que a Serra da Arrábida e o conjunto da região comportam.
– Convento da Arrábida
As Reservas da Biosfera são territórios comprometidos com a sustentabilidade, que valorizam a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico. Atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização.