Reservas da Biosfera

Seminário final: veja aqui o programa definitivo

Reservas da Biosfera 26 de Setembro, 2023

Ao longo dos últimos três anos, uma equipa multidisciplinar trabalhou em conjunto para estudar e promover as 12 Reservas da Biosfera portuguesas, fomentando ainda a partilha de boas práticas e a cooperação nos planos nacional e internacional.

O trabalho desenvolvido nos vários locais pelos diversos parceiros e as perspetivas de futuro, que resultaram das atividades realizadas, vão ser o mote para o seminário final do projeto “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”, que decorre esta quinta-feira, dia 28 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.


O evento terá as participações do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, além dos vários gestores das Reservas da Biosfera e dos demais parceiros que participaram no projeto. A entrada é gratuita, embora sujeita a registo através deste link.


As Reservas da Biosfera são territórios classificados pelo programa MaB da UNESCO pela sua natureza, biodiversidade e desenvolvimento sustentável a nível social, económico e cultural, com dinâmicas de investigação e conservação deste património.


O projeto envolveu a Quaternaire Portugal, a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Pedro Nunes, a Ordem dos Biólogos, a Associação KEEP, a Universidade de Bergen, na Noruega, a Reserva da Biosfera UNESCO de Nordhorland, também na Noruega, a Comissão Nacional da UNESCO da Islândia e o Parque Regional de Snæfellsnes, também na Islândia, atualmente em processo de candidatura a Reserva da Biosfera UNESCO. Promovido pela Quaternaire Portugal, operado pela Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática e financiado pelo Programa EEA Grants, um dos grandes objetivos foi precisamente o de valorizar estes territórios e colocá-los no mapa.


ver programa completo
themes
Cookie Consent with Real Cookie Banner