Reservas da Biosfera

Conservar a Natureza reconhecendo-a

Reservas da Biosfera 28 de Julho, 2022

Projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes lança ferramenta para envolvimento cidadão

Sabe quais são os benefícios que retirámos da natureza que nos rodeia? Hoje, dia Nacional da Conservação da Natureza, o projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes e Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, lança uma ferramenta participativa e versátil para que todos possam contribuir no conhecimento da natureza e dos serviços dos ecossistemas nacionais.


Da água aos alimentos, do clima às atividades recreativas na natureza, os serviços dos ecossistemas contribuem ativamente para o nosso dia-a-dia e bem-estar. A plataforma, lançada esta quinta-feira, dia 28 de julho, convida à partilha das nossas perceções e a uma reflexão sobre como conservar os nossos territórios – nomeadamente, as Reservas da Biosfera nacionais.


Dinamizada pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, com a colaboração da Universidade de Bergen da Noruega, parceiros ativos do projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes, a ferramenta espera alcançar o maior número de pessoas possível com o objetivo de perceber a identificação e mapeamento que elas fazem dos serviços dos ecossistemas das Reservas da Biosfera portuguesas.


A conservação do património natural e cultural das Reservas da Biosfera é vital para a sustentabilidade dos territórios e das suas comunidades. Estes autênticos laboratórios vivos de biodiversidade e desenvolvimento sustentável posicionam o nosso país na vasta rede de Reservas da Biosfera da UNESCO, espalhada por todo o mundo. Porque conservar a natureza é uma missão global e coletiva, o projeto lança o desafio para que todos contribuam com o seu conhecimento, através do acesso à plataforma.


Poderá participar através deste link.


Participe


themes

Notícias

Ver mais
5 de Fevereiro, 2024
Série de TV “Reservas da Biosfera Portugal”

Série de TV “Reservas da Biosfera Portugal”
10 de Dezembro, 2023
Newsletter: Graciosa, Reserva da Biosfera – 2ª Edição

RB da Ilha Graciosa
Newsletter_2
1 de Dezembro, 2023
1.ª edição do Festival das Reservas da Biosfera Portuguesas na Ilha Graciosa

RB da Ilha Graciosa
Festival Reservas da Biosfera de Portugal
20 de Novembro, 2023
Newsletter: Graciosa, Reserva da Biosfera – 1ª Edição

RB da Ilha Graciosa
Newsletter_1
Cookie Consent with Real Cookie Banner