Buscar

CPLP apoia Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO

O Projeto “Apoio à constituição da Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO nos países da CPLP” foi aprovado durante a XLII Reunião de Pontos Focais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre em Luanda, Angola.


Com um orçamento a rondar os 300 mil euros, o projeto, lançado pela Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO CPLP, representa um importante contributo para o apoio a atividades de cooperação que envolvem formação, divulgação e avaliação do potencial para o estabelecimento de novas reservas da Biosfera.


Com esta decisão sai reforçada a capacidade técnica e lançamento de iniciativas piloto nas áreas dos serviços dos ecossistemas, turismo sustentável e paisagens produtivas.



Para Manuel Clarote Lapão, Diretor de Cooperação da CPLP, esta “é uma iniciativa que coloca a CPLP no âmbito e no espaço da UNESCO” e “visa dar corpo a algo que, de forma informal, já vinha sendo implementado há muitos anos nos espaços da CPLP que já constituíram Reservas da Biosfera”.


A Rede de Reservas da Biosfera já inclui 24 territórios classificados pela UNESCO no Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Link: https://www.youtube.com/watch?t=386&v=JsTwN3W8lqg&feature=youtu.be