Buscar

I Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da CPLP

Terminou na sexta-feira, 11 de novembro, o I Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A decorrer desde dia 9 na sede da CPLP, o encontro cumpre o objetivo de assinalar publicamente a Rede de Reservas da Biosfera da CPLP, fomentando a articulação entre as mesmas e a partilha de informação e iniciativas para o futuro.


Neste I Encontro, houve também espaço para reuniões técnicas entre as Reservas da Biosfera da CPLP, ações de capacitação e intercâmbio e uma visita técnica à Reserva da Biosfera de Castro Verde.


Em declarações à agência Lusa, António Abreu, coordenador do projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes e impulsionador do projeto Rede de Reservas da UNESCO na CPLP, destacou que “a população das 24 reservas da biosfera reconhecidas internacionalmente nos países de língua portuguesa representa quase metade dos habitantes das reservas à escala mundial”. Mas António Abreu acredita que os Estados-membros vão ver classificados ainda mais territórios como Reservas da Biosfera nos próximos anos, pelo que este trabalho de diálogo, partilha e apoio da Rede CPLP afirma-se essencial.


O II Encontro está previsto para a ilha do Fogo, em Cabo Verde, ainda com data a definir.



Fotografia do Município de Castro Verde