Encontro

I Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da CPLP

09 Novembro 2022 a 11 Novembro 2022 Reservas da Biosfera

Terminou na sexta-feira, 11 de novembro, o I Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Encontro CPLP


A decorrer desde dia 9 na sede da CPLP, o encontro cumpre o objetivo de assinalar publicamente a Rede de Reservas da Biosfera da CPLP, fomentando a articulação entre as mesmas e a partilha de informação e iniciativas para o futuro.


Neste I Encontro, houve também espaço para reuniões técnicas entre as Reservas da Biosfera da CPLP, ações de capacitação e intercâmbio e uma visita técnica à Reserva da Biosfera de Castro Verde.


Em declarações à agência Lusa, António Abreu, coordenador do projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes e impulsionador do projeto Rede de Reservas da UNESCO na CPLP, destacou que “a população das 24 reservas da biosfera reconhecidas internacionalmente nos países de língua portuguesa representa quase metade dos habitantes das reservas à escala mundial”. Mas António Abreu acredita que os Estados-membros vão ver classificados ainda mais territórios como Reservas da Biosfera nos próximos anos, pelo que este trabalho de diálogo, partilha e apoio da Rede CPLP afirma-se essencial.


O II Encontro está previsto para a ilha do Fogo, em Cabo Verde, ainda com data a definir.CPLP


themes

Eventos

Ver mais
  • 28 Setembro, 2023

    Seminário: “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”

    Encontro
    Quais são os principais desafios que hoje se colocam às Reservas da Biosfera nacional e internacional? Este será um dos temas a refletir no seminário final do projeto: "Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes", que vai decorrer no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a 28 de setembro.
    Reservas da Biosfera Seminário Final
  • 19 Setembro, 2023

    Ação de formação “Metodologias Participativas nas RBp”.

    Formação
    Sabia que a metodologia participativa pode ser uma excelente ferramenta para captação e envolvimento das comunidades no seu projeto?
    Ação de formação “Metodologias Participativas nas RBp”.
  • 12 Setembro, 2023

    Já ouviu falar em “governance”? Inscreva-se nesta ação de formação

    Formação
    Já ouviu falar em governance? Gostaria de aplicar as melhores práticas de gestão e organização de processos participativos no seu projeto?
    Já ouviu falar em “governance”? Inscreva-se nesta ação de formação
  • 21 Maio, 2023

    Ciclo de Conversas Serralves: RB das Berlengas-Peniche, de Castro Verde e Paul de Boquilobo

    Ciclo de Conversas
    Conhecer as Reservas da Biosfera das Berlengas-Peniche, de Castro Verde e Paul do Boquilobo, é a proposta da próxima sessão do Ciclo de Conversas da Exposição Reservas da Biosfera da Unesco – Rede Portuguesa e CPLP, a decorrer na Fundação Serralves, dia 21 de maio.
    Ciclo de Conversas
Cookie Consent with Real Cookie Banner