Festival

Primeiro festival das Reservas da Biosfera de Portugal

21 Abril 2023 a 07 Maio 2023 Reservas da Biosfera

Pela primeira vez, as Reservas da Biosfera (RB) portuguesas vão ser palco de um festival conjunto com exposições, oficinas artísticas, showcookings, trilhos e visitas guiadas, debates e música.

O Festival das Reservas da Biosfera de Portugal decorre entre 21 de abril e 7 de maio, com a abertura a decorrer em Santana e na Graciosa. Já o encerramento do festival está marcado para a RB das Berlengas. As restantes Reservas aderentes participam através da realização de “eventos espelho” promovidos localmente, envolvendo instituições e população residente nesses territórios.


Para o primeiro dia do festival, na RB de Santana, está previsto a abertura da Feira Agrícola, uma exposição “Geodiversidade na Reserva”, o Seminário “Reserva da Biosfera Desafios e Potencialidades” e uma sessão de cinema “Cartas de Fora”, de Luís Miguel Jardim. Já na ilha da Graciosa haverá a inauguração de várias exposições, música, ateliês, palestras, gastronomia e divulgação da Marca Biosfera Açores, no Picadeiro António Maria da Cunha.


As iniciativas continuam no segundo dia com showcookings sobre a famosa queijada da Graciosa e o caldo de peixe, na RB da Ilha Graciosa. Na RB de Santana o dia é pontuado por uma Feira do Pão e Artesanato com a presença de várias instituições do concelho e um “BioBlitz Laurissilva@night”. Na RB da Ilha do Porto Santo haverá as comemorações do Dia Mundial da Terra, e na RB das Berlengas a Oficina “Palavras em movimento…na biosfera!”. Na agenda do Festival das Reservas da Biosfera, que se prolonga até ao dia 7 de maio, estão ainda previstas várias atividades como exposições, percursos pedestres e roteiros educativos, oficinas e ateliers, e outros projetos artísticos e educativos desenvolvidos pelas próprias reservas.


O evento pretende valorizar o território, o desenvolvimento económico e sustentável da rede de Reservas da Biosfera em Portugal. Além disso, tem como objetivo acrescentar valor e conhecimento científico aos territórios portugueses classificados pela UNESCO, através da partilha de conhecimento e boas práticas entre cidadãos e residentes, entidades públicas e privadas.


O festival é promovido pela Quaternaire, em colaboração com as Reservas da Biosfera de Portugal, e decorre no âmbito do Projeto “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes”. As entradas são gratuitas, mas a maioria das atividades estão sujeitas a inscrição prévia e com vagas limitadas.


Mais detalhes sobre o primeiro Festival das Reservas da Biosfera podem ser consultados nas redes sociais do Projeto (Instagram, Facebook e LinkedIn).


Festival


themes

Eventos

Ver mais
  • 28 Setembro, 2023

    Seminário: “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”

    Encontro
    Quais são os principais desafios que hoje se colocam às Reservas da Biosfera nacional e internacional? Este será um dos temas a refletir no seminário final do projeto: "Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes", que vai decorrer no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a 28 de setembro.
    Reservas da Biosfera Seminário Final
  • 19 Setembro, 2023

    Ação de formação “Metodologias Participativas nas RBp”.

    Formação
    Sabia que a metodologia participativa pode ser uma excelente ferramenta para captação e envolvimento das comunidades no seu projeto?
    Ação de formação “Metodologias Participativas nas RBp”.
  • 12 Setembro, 2023

    Já ouviu falar em “governance”? Inscreva-se nesta ação de formação

    Formação
    Já ouviu falar em governance? Gostaria de aplicar as melhores práticas de gestão e organização de processos participativos no seu projeto?
    Já ouviu falar em “governance”? Inscreva-se nesta ação de formação
  • 21 Maio, 2023

    Ciclo de Conversas Serralves: RB das Berlengas-Peniche, de Castro Verde e Paul de Boquilobo

    Ciclo de Conversas
    Conhecer as Reservas da Biosfera das Berlengas-Peniche, de Castro Verde e Paul do Boquilobo, é a proposta da próxima sessão do Ciclo de Conversas da Exposição Reservas da Biosfera da Unesco – Rede Portuguesa e CPLP, a decorrer na Fundação Serralves, dia 21 de maio.
    Ciclo de Conversas
Cookie Consent with Real Cookie Banner