Buscar

Projeto visita RB de Santana: encontro foi marcado por atividades e partilha de conhecimento

Na passada semana, o Município de Santana, na ilha da Madeira, recebeu diversas iniciativas no âmbito do projeto “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”.

Desde uma ação de sensibilização para capacitar crianças de forma lúdica e interativa, a uma conversa com a população local sobre as suas perceções dos serviços de ecossistemas-chave e seu mapeamento, os dias foram marcados pela partilha e reflexão conjunta no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana.


A semana arrancou com duas visitas de campo às freguesias integrantes e à zona núcleo desta Reserva da Biosfera da UNESCO, e contou ainda com várias recolhas de memórias da população residente.


O balanço destes dias realça a importância de um ativo desenvolvimento de atividades nas Reservas da Biosfera portuguesas junto das suas populações, garantindo o envolvimento de todos no que é o reconhecimento e a missão destes sítios classificados: o compromisso e a valorização da biodiversidade para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico.