Buscar

RB da ilha do Porto Santo integra projeto Reservas da Biosfera

A Reserva da Biosfera da ilha do Porto Santo passou a integrar o projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes, financiado pelo EEA Grants. A mais jovem Reserva da Biosfera do país reforça, assim, esta missão conjunta que garante uma maior visibilidade e valorização desta rede de territórios classificados pela UNESCO, assim como dos seus impactos no desenvolvimento socioeconómico e na conservação do património natural e cultural.


Com a presença de representantes do mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants, a assinatura do protocolo que consagra a integração decorreu esta quarta-feira, dia 26 de outubro, na Câmara Municipal do Porto Santo. O evento contou ainda com as intervenções da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Wetberg, do Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, do Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, do coordenador do Projeto, António Abreu e da gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, Licínia Soares.


Todos os intervenientes reforçaram a importância de envolver a população no equilíbrio entre a conservação da natureza e o desenvolvimento social e económico destes territórios, assim como a inegável beleza natural do Porto Santo. Os apoios financeiros e operacionais do EEA Grants e do projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes potenciam, assim, as dinâmicas destes laboratórios vivos de biodiversidade que são as Reservas da Biosfera portuguesas.