RESERVAS DA BIOSFERA 

As Reservas da Biosfera são lugares reconhecidos pela UNESCO no âmbito do Programa “O Homem e a Biosfera” (Programa MAB). Territórios comprometidos com a sustentabilidade, valorizam a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico, e atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização.

 

As Reservas da Biosfera estão sob jurisdição nacional, mas colaboram entre si na partilha de ideias, experiências, projetos e ações, a nível regional, nacional e internacional, no contexto da rede constituída pelas 727 Reservas da Biosfera existentes em 131 países (dezembro de 2021), incluindo 22 Reservas da Biosfera transfronteiriças.

 
 

FUNÇÕES DAS RESERVAS DA BIOSFERA

 

A designação de uma área como Reserva da Biosfera obriga ao cumprimento de um conjunto de funções que consagram os princípios do Programa MAB da UNESCO, a saber: 

  • Conservação da biodiversidade e diversidade cultural;

  • Desenvolvimento económico, sociocultural e ambiental sustentável;

  • Apoio ao desenvolvimento através da investigação, monitorização, educação e formação.

 
Estas três funções são respeitadas/cumpridas nas três zonas principais das Reservas da Biosfera: 

  • Zonas núcleo - zonas prioritárias para a conservação da natureza, com objetivos de longo prazo definidos pela reserva. Integram normalmente zonas já identificadas no âmbito da Rede Natura 2000 e do sistema de Áreas Protegidas;

  • Zonas tampão - zonas em torno das zonas núcleo, onde é possível realizar  atividades compatíveis com a conservação dos valores naturais identificados pela reserva. A sua definição pode ser tecnicamente mais complexa dada a maior flexibilidade do quadro normativo;

  • Zonas de transição - zonas que admitem atividade económica e práticas sustentáveis de gestão de recursos.

 
Geralmente, as funções de conservação associam-se a áreas classificadas já existentes, sem que isso altere o respetivo estatuto jurídico ou qualquer outro aspeto do seu quadro normativo.

Paul do Boquilobo

Paul do Boquilobo

Ilha do Corvo

Ilha do Corvo

Ilha Graciosa

Ilha Graciosa

Ilha das Flores

Ilha das Flores

Gerês/Xurés

Gerês/Xurés

Berlengas

Berlengas

Santana, Madeira

Santana, Madeira

Meseta Ibérica

Meseta Ibérica

Fajãs de São Jorge

Fajãs de São Jorge

Tejo/Tajo

Tejo/Tajo

Castro Verde

Castro Verde

Ilha do Porto Santo

Ilha do Porto Santo