Reservas da Biosfera de Portugal

Territórios sustentáveis, comunidades resilientes

O QUE SÃO RESERVAS DA BIOSFERA

Territórios comprometidos
com a valorização e conservação
dos ecossistemas

As Reservas da Biosfera são territórios comprometidos com a sustentabilidade, valorizam a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico. Atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização.


Representam um modelo singular e relevante no panorama global das estratégias de proteção, gestão e utilização dos recursos naturais e da biodiversidade.


A conservação dos valores naturais é hoje indissociável da presença humana e do desenvolvimento sustentável e prosperidade económica das populações, princípios que presidem à classificação e reconhecimento destas reservas.


CONHECER AS RESERVAS DO MUNDO
RESERVAS DA BIOSFERA DE PORTUGAL

Dois milhões de hectares de respeito, harmonia e bem-estar

Para visualizar este conteúdo,
rode o seu telemóvel na horizontal.

As 12 Reservas da Biosfera de Portugal representam 12% do território nacional, 26% das Áreas Protegidas e Classificadas. Em 2021 residiam nas Reservas 283 960 pessoas, 3% da população, refletindo uma perda cerca de 40% de residentes nos últimos 60 anos.


Das 25 800 aldeias existentes em Portugal, cerca de 1 800 (7%) situam-se nas Reservas da Biosfera. As Reservas concentram parte significativa dos patrimónios cultural e natural nacionais, compreendendo 79 (79,8%) dos 99 habitats de conservação obrigatória.


PESSOAS
1 835
Aldeias
NATUREZA
79
Habitats Naturais
PATRIMÓNIO
421
Património classificado

Cuidar das Reservas da Biosfera, valorizá-las, promovê-las significa cuidar de um quarto das áreas protegidas e classificadas de Portugal, constituindo uma contribuição inestimável para o compromisso com as Pessoas e o Planeta.


As Reservas adotam modelos de gestão e iniciativas que visam potenciar o investimento e a iniciativa privada, onde a conservação dos recursos naturais é determinante para o desenvolvimento.


Pretende-se que as Reservas da Biosfera da UNESCO atraiam a fixação de jovens, proporcionem valor acrescentando à economia, às relações sociais, à competitividade do território e a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável.


1981

1ª Reserva da Biosfera. A RB Paúl do Boquilobo, entre o Alentejo e o Centro, na zona de transição entre a Lezíria do Tejo e o Médio Tejo, foi a primeira área natural a receber esta classificação em Portugal.

2007

Classificação da RB da ilha do Corvo, compreendendo o território da ilha mais pequena e setentrional do arquipélago dos Açores, incluindo uma zona marinha envolvente.

2007

Aprovação da candidatura da RB da ilha Graciosa abrangendo, a área territorial da ilha e a zona marinha envolvente.

2009

1ª Reserva da Biosfera Transfronteiriça. A RB Gerês-Xurés foi a primeira reserva transfronteiriça envolvendo Portugal classificada pela UNESCO, situando-se no Norte de Portugal, na transição entre o Minho e Trás-os-Montes e no Sudoeste da província Ourense na Galiza, Espanha.

2009

Aprovação da RB da Ilha das Flores abarcando todo o território da ilha e área marinha envolvente, constituindo o ponto mais ocidental do continente europeu.

2011

Classificação da RB das Berlengas compreendendo o arquipélago das Berlengas (Berlenga Grande, Estela e Farilhões-Forcado) e a cidade de Peniche.

2011

Classificação da RB de Santana, na Ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, integrando a área do município de Santana e a zona marinha associada.

2015

Classificação da RB Transfronteiriça Meseta Ibérica. É a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa, situando-se em Trás-os- Montes (Terra Fria e Terra Quente) e nas Províncias de Zamora e Salamanca.

2016

Classificação da RB Fajãs de São Jorge, compreendendo a área terrestre da ilha e a área marinha envolvente.

2016

Classificação da Reserva Transfronteiriça Tejo/Tajo internacional.

2017

Classificação da RB de Castro Verde, situada no Campo Branco alentejano.

2020

A RB mais recente, da Ilha do Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira inclui a superfície da ilha e a zona marinha envolvente.

RB do Paul do Boquilobo Filtro
01
RB Ilha do Corvo Filtro
02
Graciosa
03
RB da Ilha das Flores Filtro
04
Transfronteirica do Geres Xures Filtro
05
RB das Berlengas Filtro
06
RB de Santana Filtro
07
RB Transfronteiriça da Meseta Ibérica Filtro
08
09
RB Transfronteirica do Tejo tajo Filtro
10
11
RB do Porto Santo Filtro
12
As Reservas da Biosfera hoje

Paul do Boquilobo

O território da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo foi a primeira área natural a receber esta classificação em Portugal, possuindo uma grande diversidade de fauna e flora características de zonas húmidas, com identificação de 288 espécies de animais e 317 de plantas, com destaque para as aves. Situa-se entre o Alentejo e o Centro, na zona de transição entre a Lezíria do Tejo e o Médio Tejo.

Conhecer a reserva
As Reservas da Biosfera hoje

Ilha do Corvo

A Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo engloba o território da ilha mais pequena e setentrional do arquipélago dos Açores, incluindo uma zona marinha envolvente. Singular e de excecional beleza, a Ilha do Corvo alberga uma significativa riqueza de flora e fauna, sendo considerado um local privilegiado para a observação de aves.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

lha Graciosa

A Reserva da Biosfera compreende toda a área territorial e uma zona marinha envolvente da Ilha Graciosa, localizada no Grupo Central dos Açores. É a ilha a ilha menos acidentada do arquipélago, caracterizada por planícies e relevos suaves, que favoreceram o povoamento. A origem vulcânica destaca-se na ocorrência de águas termais e num dos ex-libris da Graciosa: a Furna do Enxofre. Ao largo do único areal existente na ilha emerge o Ilhéu da Praia, lugar de nidificação de diversas colónias de aves marinhas.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Ilha das Flores

A Reserva da Biosfera da Ilha das Flores abarca todo o território, e área marinha, da ilha que marca o ponto mais ocidental do continente europeu. A paisagem de diferentes tonalidades de verde, resultantes da elevada humidade dos habitats, é caracterizada por uma extensa área de turfeira, caldeiras, crateras vulcânicas, que deram lugar a lagoas, e ribeiras.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Gerês/Xurés

A Reserva da Biosfera Gerês/Xurés foi a primeira reserva transfronteiriça envolvendo Portugal classificada pela UNESCO. Ocupa a zona central da serra Gerês-Xurés, uma região recortada por diversos rios, formando uma paisagem de excecional beleza com vales profundos que atravessam as montanhas. A influência de características climáticas atlânticas, mediterrânicas e continentais na região compõe uma diversidade de microclimas responsáveis por uma enorme diversidade de espécies e habitats.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Berlengas

A Reserva da Biosfera compreende o arquipélago das Berlengas (Berlenga Grande, Estela e Farilhões-Forcado) e a cidade de Peniche. O arquipélago tem características geológicas únicas, sendo formado por um complexo de rochas graníticas e metamórficas com um relevo escarpado onde são comuns a formação de grutas e fendas terrestres e submarinas.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Santana

A Reserva da Biosfera de Santana, localizada na Ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, integra a totalidade da área do município de Santana e a zona marinha associada. Alberga uma elevada diversidade de fauna e flora terrestre, costeira e marinha com elevado grau de endemismo.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Meseta Ibérica

A Meseta Ibérica é a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa, abrangendo 89 municípios, sendo 12 portugueses e 75 espanhóis. A Reserva integra parques naturais e áreas classificadas da Rede Natura, que enquadram paisagens formadas por montanhas, mesetas, planaltos, albufeiras, matas, lagos, rios, unindo património natural e cultural.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Fajãs de São Jorge

A Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge compreende a área terrestre da ilha e inclui uma área marinha envolvente. A singularidade da paisagem resulta da sua forma alongada e estreita, que acompanha uma extensa cordilheira vulcânica central, ressaltando o contraste entre as imponentes e abruptas arribas e as fajãs. Estes valores paisagísticos contrastantes albergam uma elevada diversidade de flora e fauna terrestre, costeira e marítima, incluindo várias espécies endémicas.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Tejo/Tajo

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo é uma das três reservas cujas áreas são partilhadas entre Portugal e Espanha. O território é atravessado pelo rio Tejo que tem nas suas margens e afluentes a principal paisagem da região. Em Portugal, a Reserva compreende os concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Rodão.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Castro Verde

A Reserva da Biosfera de Castro Verde está situada no chamado Campo Branco alentejano, resultado de séculos de ação humana integrada com a natureza e que consolidou um importante ecossistema que alberga espécies típicas das estepes, como a abetarda, e que necessitam da ação e presença humana sustentável para sua manutenção.

CONHECER A RESERVA
As Reservas da Biosfera hoje

Ilha do Porto Santo

A Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, situada na Região Autónoma da Madeira, inclui a superfície da ilha e a zona marinha envolvente. Compreende ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos característicos da Região Biogeográfica da Macaronésia. A biodiversidade terrestre compreende vários ecossistemas, na ilha e nos ilhéus, dos ambientes mais naturais até às zonas humanizadas, incluindo os sistemas agroflorestais. A diversidade biológica, registando 310 espécies, apresenta uma elevada taxa de endemismos.

CONHECER A RESERVA

Funções das Reservas

da Biosfera


A designação de uma área como Reserva da Biosfera obriga ao cumprimento de um conjunto de funções que consagram os princípios do Programa MAB da UNESCO, a saber: 



  • Conservação da biodiversidade e diversidade cultural;

  • Desenvolvimento económico, sociocultural e ambiental sustentável;

  • Apoio ao desenvolvimento através da investigação, monitorização, educação e formação.


Estas três funções são respeitadas/cumpridas nas três zonas principais das Reservas da Biosfera:


 


 



  • Zonas núcleo – zonas prioritárias para a conservação da natureza, com objetivos de longo prazo definidos pela reserva. Integram normalmente zonas já identificadas no âmbito da Rede Natura 2000 e do sistema de Áreas Protegidas;

  • Zonas tampão – zonas em torno das zonas núcleo, onde é possível realizar  atividades compatíveis com a conservação dos valores naturais identificados pela reserva. A sua definição pode ser tecnicamente mais complexa dada a maior flexibilidade do quadro normativo;

  • Zonas de transição – zonas que admitem atividade económica e práticas sustentáveis de gestão de recursos.


Geralmente, as funções de conservação associam-se a áreas classificadas já existentes, sem que isso altere o respetivo estatuto jurídico ou qualquer outro aspeto do seu quadro normativo.


RB de Santana

Descubra a história e o património das Reservas da Biosfera de Portugal

As 12 Reservas da Biosfera agregam uma percentagem significativa de todas as áreas protegidas e do património cultural – material e imaterial – existentes em Portugal.

Descobrir
Renda_de_bilros

Explore os territórios únicos e visite as suas comunidades

As Reservas da Biosfera representam geograficamente mais de 2 milhões de hectares coincidindo com zonas de elevado interesse turístico, com destaque para o turismo de natureza e de experiência.

Explorar
Painel de Dados
PAINEL DE DADOS

Saiba qual o impacto das Reservas da Biosfera na sustentabilidade do Planeta

Conheça a configuração dos seus territórios, as pessoas que aí vivem e compõem as suas comunidades, a relevância dos seus patrimónios natural e cultural, a sua atividade económica. Veja como as Reservas contribuem para o bem-estar das Pessoas e do Planeta.


Interpretar
Cookie Consent with Real Cookie Banner