Ministros do Ambiente da CPLP reuniram-se em São Tomé
Ontem, 18 de fevereiro, realizou-se em São Tomé a X Reunião de Ministros do Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), subordinada ao tema “Desafios Climáticos e o Papel das Próximas Gerações de Líderes Ambientais”.
Entre os vários assuntos abordados, os representantes congratularam a aprovação, por unanimidade, da Rede temática CPLP MaB, durante a 36.ª Sessão do Conselho Internacional de Coordenação do Programa Man & the Biosphere da UNESCO (MaB), em julho de 2024, encorajando à sua expansão, com a inclusão de novos territórios classificados em Angola, Guiné Equatorial e Timor-Leste.
Na declaração final, os ministros ou seus representantes comprometeram-se a “encorajar esforços para a consolidação e alargamento da Rede CPLP MaB – Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO nos países da CPLP, apoiando a sua sustentabilidade financeira”, conforme consta no documento oficial.
Na próxima semana, São Tomé e Príncipe acolherá a 3.ª reunião da Rede de Reservas da Biosfera da CPLP.
Atualmente, a Rede temática CPLP MaB é composta por 24 Reservas da Biosfera, que correspondem a 25% da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, totalizando cerca de 196 milhões de hectares e influenciando 104.500.000 de pessoas que vivem nestes territórios.