Painel de dados

Um olhar único sobre os territórios das Reservas da Biosfera

Caracterização dos territórios que constituem as Reservas da Biosfera visando a avaliação do seu impacto para a sustentabilidade do Planeta.


O painel de dados constitui uma visualização onde sustentabilidade, história, património, conhecimento e descoberta se encontram, proporcionando uma interpretação enriquecedora das Reservas da Biosfera de Portugal.


Portugal
Península Ibérica
CPLP
Mundo

Para visualizar este conteúdo,
rode o seu telemóvel na horizontal.

Categorias de dados: legenda

Portugal
Península Ibérica
CPLP
Mundo

Para visualizar este conteúdo,
rode o seu telemóvel na horizontal.

Metodologia de recolha e compilação de informação


O processo de criação do painel de dados estatísticos envolveu uma metodologia específica e meticulosa, garantindo precisão e confiabilidade. Essa metodologia compreendeu várias etapas:



  1. Definição de conteúdos fundamentais e de categorias


O primeiro passo envolveu a definição dos conteúdos essenciais e o estabelecimento das categorias de organização e análise, compreendendo os diversos aspetos em consideração. Essas categorias compõem as bases para a estruturação dos vários painéis que enquadram a apresentação e observação de dados.



  1. Subcategorias hierárquicas e identificação de indicadores


As subcategorias dentro de cada categoria encontram-se delineadas enquadrando aspetos detalhados. Cada subcategoria compreende indicadores específicos. Esses indicadores funcionam como focos específicos, ilustrando vários aspetos dentro das subcategorias.



  1. Validação de indicadores e identificação de fontes


Os indicadores escolhidos foram testados e validados para garantir sua adequação e relevância. Após a validação do ou dos conjuntos de indicadores, foi iniciado o processo de extração e compilação da informação disponível em fontes nacionais, regionais e internacionais. Foram utilizadas, preferencialmente, fontes de dados primários. Dependendo da tipologia de informação, tabular, alfanumérica ou geográfica, foram selecionadas as fontes oficiais, produtoras e detentoras da informação. Essas fontes são essenciais para manter a precisão e credibilidade das informações.


 



  1. Representação Geográfica


A informação geográfica foi tratada no ArcGis Pro. Os dados geográficos foram utilizados na sua forma original, limites das reservas da biosfera, por exemplo, ou tratados por forma a obter resultados geograficamente circunscritos à área das Reservas (limites administrativos, áreas protegidas).



  1. Dados geográficos


Os dados geográficos estão representados em dois níveis: Reserva da Biosfera e limites administrativos oficiais (por exemplo, municípios). Dados numéricos passíveis de análise estatística encontram-se resumidos e processados no nível da Reserva da Biosfera. Para outros tipos de dados, como taxas e percentagens, a representação geográfica ocorre nos limites administrativos oficiais.


Produção própria – Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra

Direção Geral do Território – Sistema Nacional de Informação Geográfica (DGT – SNIG)

Informação recolhida de documentos vários e das fontes do património natural e cultural.

Cookie Consent with Real Cookie Banner