DIA DA TERRA 2024

Juntos podemos travar o declínio generalizado da biodiversidade e evitar a extinção das espécies

A celebração do Dia da Terra evoca a iniciativa do senador Gaylord Nelson (1916-2005) que, em 22 de abril de 1970, promoveu a realização de um fórum ambiental que reuniu  cerca de 20 milhões de participantes, incluindo duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades.


Dois anos mais tarde, em 1972, teve lugar a Conferência de Estocolmo – a primeira conferência internacional sobre ambiente das Nações Unidas, com o propósito de sensibilizar os líderes mundiais para os problemas ambientais e a necessidade de instituir políticas públicas adequadas.


Em 2009 a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou o dia 22 de abril como Dia da Terra apelando à necessidade de promover a conservação do ambiente, e chegar a um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.


Reconhecendo a intrincada interação entre a biodiversidade e o bem-estar das populações humanas, o Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal das Nações Unidas alcançou, em 2022, um acordo inovador, estabelecendo a meta de expandir as áreas protegidas e outras áreas de conservação até 30% até 2030.


O sucesso deste objetivo, com a intenção de travar o declínio generalizado da biodiversidade e evitar as extinções, depende do pressuposto de que essas áreas serão eficazes contra a perda de biodiversidade em todo o espetro da vida, assegurando simultaneamente a resiliência ecológica global.


Celebramos o Dia da Terra com a consciência dos desafios crescentes relacionados com a poluição, as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade e o propósito de inspirar ações positivas e mudanças significativas.


celebrou-se em
2022
o acordo das nações unidas
ter
30%
áreas protegidas
até
2030
para travar o declínio da biodiversidade

Para visualizar este conteúdo,
rode o seu telemóvel na horizontal.

A rede global de Reservas da Biosfera estabelecida pela UNESCO constitui uma enorme contribuição para a missão comum da conservação da natureza e o bem-estar das pessoas.


Existem 748 Reservas da Biosfera no Mundo, de 134 países, correspondendo a 7 M km2 e 250 M de residentes. Representam 45 % dos Santuários de Biodiversidade.


 


As Reservas da Biosfera são um laboratório vivo e um modelo de desenvolvimento económico, social, cultural e político.


As Reservas da Biosfera provam que é possível combinar conservação da biodiversidade, progresso e bem-estar das comunidades.


Conheça aqui em detalhe as Reservas da Biosfera da UNESCO


RESERVAS DA BIOSFERA DE PORTUGAL

Dois milhões de hectares de respeito, harmonia e bem-estar

Em Portugal existem 12 Reservas da Biosfera, das quais três são transfronteiriças. Seis situam-se no Continente: Paúl do Boquilobo, Gerês/Xurês, Berlengas, Meseta Ibérica, Tejo/Tajo  e Castro Verde. Quatro na Região Autónoma dos Açores: Ilha do Corvo, Ilha Graciosa, Ilha das Flores e Fajãs de São Jorge. Duas no Arquipélago da Madeira: Santana e Porto Santo.


As Reservas da Biosfera representam 12% do território nacional e correspondem a 26% do número das Áreas Protegidas e Classificadas em Portugal. Em 2021 residiam nas Reservas 283 960 pessoas, 3% da população residente em Portugal.


As Reservas concentram parte significativa dos patrimónios cultural e natural nacionais, compreendendo 79 (79,8%) dos 99 habitats de conservação obrigatória.


CONHECER AS RB DE PORTUGAL

SER BIOKEEPER

O Dia da Terra constitui uma oportunidade para refletirmos sobre a beleza e a fragilidade da nossa Terra e sobre a missão que cada um de nós tem a desempenhar na proteção e na conservação do nosso planeta para as gerações futuras, cumprindo o nosso compromisso como guardiões e cuidadores (Biokeepers) de um futuro mais sustentável.

 

Ser Biokeeper envolve visitar, valorizar o património e os produtos locais, apoiar serviços educacionais, participar em projetos ou atividades de preservação e conservação da natureza ou simplesmente sensibilizar para as Reservas da Biosfera de Portugal.

Junte-se a nós nesta missão!

ADERIR
Cookie Consent with Real Cookie Banner