
As montanhas são essenciais para os ecossistemas, guardiãs da biodiversidade que acolhem e de recursos indispensáveis ao ser humano. Abrigam ainda um património cultural valioso, compreendendo monumentos e tradições desenvolvidos e conservados pelas comunidades que se fixaram nestes territórios.
Por reunirem estas características, as Reservas da Biosfera Transfronteiriças Gerês/Xurés e da Meseta Ibérica integram a Rede Mundial das Reservas da Biosfera de Montanha.
As duas Reservas da Biosfera de Montanha portuguesas, com uma área conjunta de 1 393 998,8 ha, representam 65% da área total das Reservas da Biosfera de Portugal.
Compreendem:
Nas duas RB residiam, em 2011, 195 851 pessoas. Em 2021, esse número desceu para 176 362, representando uma redução de cerca de 10%.
A população das duas RB representa mais de 60% da população residente nas RB portuguesas.
A Rede Natura 2000 compreende as áreas classificadas como Zona Especial de Conservação (ZEC), e como Zona de Proteção Especial (ZPE), estabelecidas ao abrigo da Diretiva Habitats e da Diretiva Aves, respetivamente.
As ZEC têm como principal objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade e dos habitats naturais e as ZPE a conservação de espécies de aves e os seus habitats, no espaço da União Europeia.
A Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) integra as áreas protegidas de âmbito nacional, regional, local e privado.